quinta-feira, janeiro 11, 2007

FESTIVAL DE CINEMA


COMO É ORGANIZADO UM FESTIVAL DE CINEMA?

Geralmente, um evento desse tipo envolve uma estrutura complexa, mobilizando centenas de pessoas que trabalham o ano todo. Antes de mais nada, é preciso viabilizar o evento, buscando patrocínio para bancar a empreitada. Só depois do sinal verde dos financiadores é que começa a organização. Em primeiro lugar, os organizadores aprovam os filmes que farão parte do festival. Em seguida, cuidam de toda a propaganda e divulgação, negociam as salas de projeção onde as películas serão exibidas e montam a programação. No final, a maioria das mostras e festivais conta ainda com júris que premiam as melhores produções em diversas categorias. Como boa parte desses eventos privilegia filmes nacionais e estrangeiros fora do circuito comercial, um festival é uma boa oportunidade para cineastas, distribuidores, críticos e público conhecerem as novidades cinematográficas de diversas partes do mundo. O primeiro festival a ser organizado foi o de Veneza, na Itália, em 1932. Mas o evento, considerado hoje um dos mais prestigiosos do mundo, só se tornou fixo e anual em 1943. Três anos depois, aconteceu a estréia de outro festival tradicional, o de Cannes, no sul da França. Conhecido por apostar nos filmes "de arte", ele é famoso por abrigar discussões intermináveis para decidir quem leva a Palma de Ouro, o cobiçado prêmio do evento. No Brasil, os festivais mais badalados são o de Gramado, no Rio Grande do Sul, cuja programação privilegia filmes nacionais e latinos, e as mostras internacionais de cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo. O evento paulistano, aliás, acontece entre os dias 17 e 30 deste mês e deve atrair um público estimado de 180 mil cinéfilos. "Nossa seleção aposta em criações inovadoras e filmes internacionais de difícil acesso", afirma o cineasta Ivan Melo, um dos produtores da mostra paulistana.
Maratona nos bastidores

1. Os festivais costumam durar cerca de 15 dias, mas a equipe de organização trabalha o ano todo. O primeiro passo é buscar um patrocinador para o evento. Para isso, um grupo de quatro a cinco pessoas prepara um projeto para ser distribuído entre possíveis financiadores. A Mostra Internacional de São Paulo tem um orçamento de 3,3 milhões de reais
2. Com o dinheiro garantido, os organizadores fazem uma triagem dos filmes que serão exibidos. A escolha segue dois caminhos: primeiro, o grupo roda mostras do mundo todo para definir as melhores produções. Além disso, os produtores recebem milhares de inscrições pela internet e costumam assistir a todos os filmes. A mostra de São Paulo recebeu cerca de 1 100 filmes no ano passado
3. Depois das inscrições e triagem começa a escolha dos filmes que efetivamente farão parte do festival. Uma comissão de aproximadamente cinco pessoas, formada pelos organizadores e críticos de cinema, assiste a cópias em vídeo de filmes escolhidos em festivais e pela internet para decidir qual será a programação
4. Quando a produção aprovada é estrangeira, o diretor ou distribuidor precisa mandar junto com a cópia em vídeo uma lista de diálogos para tradução e legendagem. O trabalho envolve muita gente: no evento paulistano, por exemplo, essa etapa conta com cerca de 50 tradutores. Na hora da exibição, um operador sincroniza manualmente no computador as legendas com o filme
5. Alguns meses antes do festival, começa a fase de divulgação. Na mostra de São Paulo, um diretor é convidado para desenhar o cartaz que serve de base para o catálogo oficial, kits de imprensa e produtos promocionais, como sacolas e camisetas. Cineastas conhecidos, como o italiano Federico Fellini e o japonês Akira Kurosawa, já foram encarregados dessa tarefa
6. A etapa seguinte é a negociação das salas de exibição. Em geral, o dono do cinema cede as salas para o festival e a bilheteria é divida em partes iguais entre a organização e o proprietário. O evento paulistano costuma ocupar entre 10 e 12 salas. Do lado de fora dos cinemas, mais de 80 pessoas trabalham como monitores, organizando filas, vendendo produtos do festival e entregando cédulas de votação para o júri popular
7. Depois de tudo pronto, é hora de exibir a programação do evento. Durante as duas semanas da mostra de São Paulo, são projetados entre 250 e 300 títulos. Como os festivais apresentam filmes muito recentes, que contam com apenas uma ou duas cópias em película, às vezes um filme é exibido em uma única sessão e no dia seguinte já está viajando para o próximo festival8. Boa parte dos eventos conta também com júris para definir as melhores produções exibidas. A mostra de São Paulo tem três júris. O popular, composto pela votação do público, escolhe dez filmes que serão vistos pelo segundo júri, o internacional, com cineastas renomados. O terceiro júri é o da crítica especializada, que também elege seus favoritos

2 comentários:

†Obscuro† disse...

Bem achei muito interessante como se montar um festival, gostei da forma como os organizadores vão buscar recursos...


abraços

Gostei do seu blog espero que possamos fazer uma amizade, abraços

Ps: achei su blog na comunidade Blogger Brasil

†Obscuro† disse...

bem eu realmente pretendo colocar coisas de minha própria autoria tipo coisas como política, resenhas sobre filmes, documentários, entre tantas outras coisas...

abraços