terça-feira, janeiro 16, 2007

CORES


AS CORES FALAM

Uma das mais antigas tradições humanas é usar as cores como linguagem. Isso, porém, não significa que elas sejam sempre um código universal, como ocorre nos semáforos. No Ocidente, por exemplo, a cor do luto é o preto ou o roxo, enquanto em muitos países do Oriente esse papel cabe ao branco. Para nós, essa cor é inseparável dos vestidos das noivas - que, na Índia, preferem o vermelho e, na Noruega, se casam de verde! Por aí se vê que devemos tomar cuidado para não traduzir literalmente "expressões coloridas" de uma língua para outra. As mais usadas em português são as seguintes.

VERDE
A cor da esperança é a mesma da natureza e da ecologia e também representa a juventude. Em alguns casos, porém, pode sinalizar algo demoníaco ("o monstro verde do ciúme", de Shakespeare) ou estranho: extraterrestres e duendes, por exemplo, costumam ser verdes no imaginário popular.

Verdes anos - A adolescência.
Fruta verde - Toda fruta que não está madura, independentemente de sua verdadeira cor.
Inferno verde - Apelido dado à Amazônia pelos europeus.
Verde de inveja - É a expressão mais comum, embora alguns fiquem roxos com esse sentimento.
Verdinhas - As notas de dólar, que têm a mesma cor para todos os valores.
Pano verde - Designa as mesas de jogos de azar.

AMARELO
É a cor, por excelência, de tudo que precisa ser chamativo, das bolas de tênis e botes salva-vidas às capas de chuva de quem trabalha na estrada. Associada à luz e ao Sol, ao fogo e à energia, também pode se referir à palidez do medo e da doença (a chamada "amarelão", por exemplo).

Sorriso amarelo - Sorriso forçado, contrafeito.
Amarelar - Acovardar-se (em inglês, yellow significa "covarde").

AZUL
A cor do céu simboliza o infinito, a paz e a tranqüilidade - por isso, pode ser vista nos emblemas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comunidade Européia. Também é a cor do mar e, talvez por isso, está muito ligada à água, como se vê nas embalagens de água mineral.

Sangue azul - Sinônimo da nobreza.
Bilhete azul - Demissão.
Tudo azul - Tudo bem.
Mosca azul - A tentação do poder e da glória. Quem se deixa seduzir pela ambição foi mordido pela mosca azul.

NEGRO
No Ocidente, sempre foi a cor da noite, da morte e da tristeza. Por esse caráter grave e austero, ficou associada à autoridade: basta ver as vestes dos padres e dos magistrados (até pouco tempo atrás, o juiz de futebol também vestia sempre preto). Na sociedade moderna, adquiriu um aspecto de elegância: o traje a rigor é chamado de black-tie (literalmente, "gravata preta"), enquanto as mulheres portam o seu "pretinho básico", vestido adequado para as mais variadas ocasiões sociais.

Magia negra - Ao contrário da branca, quer prejudicar alguém.
Lista negra - Relação de nomes de pessoas vetadas ou boicotadas.
Ovelha negra - Aquele que, por seu comportamento reprovável, destoa da família ou do grupo.
Mercado negro - Comércio clandestino, normalmente de produtos proibidos. Pela mesma simbologia, o mercado paralelo de moeda estrangeira era chamado de câmbio negro.

BRANCO
Nossa cultura associa a cor à pureza e à inocência, tanto no vestido de noiva quanto na roupa do bebê que vai ser batizado. Os mesmos conceitos se estendem à saúde e à limpeza (das ambulâncias e hospitais à própria roupa dos médicos). Além disso, o branco simboliza clareza e sabedoria (dos cabelos brancos aos guarda-pós dos cientistas) e designa aquilo que não tem marcas (livro em branco, cheque em branco, voto em branco).

Bandeira branca - Paz, trégua.
Armas brancas - Facas, espadas e lâminas de toda espécie.
Carta branca - Autorização para agir com liberdade de escolha.
Magia branca - Voltada apenas para o bem.
Greve branca - Os empregados continuam trabalhando.
Versos brancos - Não têm rima.

VERMELHO
A cor do sangue é um tradicional símbolo da paixão, mas também representava antigamente os reis e imperadores. Além disso, está associada ao perigo (do "alerta vermelho" às bandeiras colocadas nas praias), ao fogo (nos caminhões de bombeiros, hidrantes e extintores de incêndio), aos partidos de esquerda e ao que precisa ser destacado na escrita (as correções feitas pelo professor, os lançamentos negativos na contabilidade).

Tapete vermelho - Estender um desses para alguém significa recebê-lo com todas as pompas e honras.
Planeta vermelho - Marte.
Telefone vermelho - Ligação direta entre duas autoridades.
Estar no vermelho - Ter saldo devedor.

OUTRAS CORES
No português, sua contribuição para a linguagem figurativa é pequena.

Ver a vida cor-de-rosa -Enxergar a realidade com otimismo ingênuo e exagerado.
Massa cinzenta - Sinônimo de cérebro e, portanto, de inteligência.
Ficar roxo - Diz-se de quem passa vergonha, fome ou frio extremos.
Aquilo roxo - Sinal de coragem, virilidade, masculinidade.
Imprensa marrom -Publicações que exploram o sensacionalismo.Sem cor - Sem graça e sem entusiasmo.

Um comentário:

Editor disse...

Rapaz, sua página é muito interessante! Mude a configuração de seu setor de comentários para que usuários que não são do Blogger possam comentar. Postasses alguns temas polêmicos em sua página. Mas, sobre esta publicação... Prefiro a cor loira! Hehe. Falows.